Como montar um centro ou diretório acadêmico

https://maliassao2012.files.wordpress.com/2012/10/manifesta25c325a725c325a3o013.png?w=300 Você que é um acadêmico antenado no que rola na Universidade, faz parte dos fóruns deliberativos e ajuda a construir a opinião dos estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com certeza deve fazer parte de alguma entidade de estudantes: Diretório, Centro Acadêmico e/ou Atléticas.

Ano a ano, com a entrada de novos alunos na Universidade, é necessário que os estudantes se rearticulem e reorganizem suas entidades representativas. Dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), o Movimento Estudantil pode se organizar de forma autônoma de acordo com a Lei 7.395, de 31 de Outubro de 1985.

A Coordenação de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PRE) é o setor dentro da UEG dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento de políticas de apoio estudantil.

Por Assistência Estudantil compreende-se o enfrentamento de demandas socioeconômicas dos (as) discentes, para que a democratização do acesso ao ensino superior seja acompanhada de efetivas possibilidades de permanência dos (as) estudantes, bem como do enfrentamento de demandas psicopedagógicas, com o objetivo de que o nosso universo crescente de acadêmicos (as) possa se sentir acolhido e reconhecido em sua diversidade e singularidade.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), reconhece a livre organização de seus/suas acadêmicos no Movimento Estudantil. Assim, acadêmicos de todos os Cursos podem, no período em que estão cursando suas graduações, participar das entidades estudantis (Centro, Diretório Acadêmico, Atléticas, Empresas Juniores), bem como se organizar nas instâncias decisórias da Universidade.

São elas:

Conselho Universitário (CsU) é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e recursal da UEG - participam 8(oito) estudantes escolhidos entre seus pares.

Conselho Acadêmico (CsA) é órgão técnico de supervisão e deliberação em assuntos de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, cultura e assuntos estudantis. Participam 3(três) estudantes escolhidos entre seus pares.

Câmaras Setoriais - são órgãos técnicos de assessoria e consultoria do Conselho Acadêmico, subsidiam em suas deliberações, e de decisão em questões operacionais e assuntos pertinentes às respectivas Pró-Reitorias. Sendo:

03 (três) representantes para a Câmara de Graduação, sendo (1) um para cada modalidade de curso, bacharelado, licenciatura e tecnológico;

02 (dois) representantes para a Câmara de Pesquisa e Pós Graduação, sendo 01(um) para a Lato sensu e outro para a stricto sensu.

02 (dois) representantes para a Câmara de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, sendo uma vaga para estudante de graduação, e uma vaga para lato ou stricto sensu.

Os mandatos tem período de um ano e após esse prazo o Reitor convoca novas eleições.

Para mais detalhes clique nos itens abaixo:

Centro Acadêmico

Diretório Acadêmico

Diretório Central dos Estudantes

Atléticas

Clique nos itens para baixar os documentos necessários para criação das entidades estudantis:

Cartilha

Modelo de Pedido de Registro