Estado de Goiás

Cultura  

“A Cultura é um dos conceitos mais abrangentes das ciências humanas, de modo que “o significado mais simples desse termo afirma que cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica.”1

A cultura nos tempos atuais não desempenha somente o papel de expressão poética do sentir humano, de veículo das experiências, dos valores e do conhecimento, agrega nestas funções o caráter de agente de transformação que possibilita em sua manifestação prática a valorização e a inclusão social do ser humano. A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás (PrE) entende Cultura como mais um elemento impulsionador do desenvolvimento pleno do ser.

A Coordenação de Cultura da UEG vem propor ações inovadoras que venham a valorizar a cultura do estado de Goiás com objetivo de apoiar, identificar e valorizar as atividades de cunho artístico e cultural pensando na continuidade enquanto referencia social. Além dessas, ainda se propõe a:

  • Ampliar e promover eventos, cursos, palestras e seminários consolidando a atuação da UEG como referência na área cultural, estimulando o acesso da população às atividades artísticas e culturais organizadas junto a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.
  • Estender o ambiente cultural e artístico em prol da cidadania, da convivência harmônica e do bem estar social da comunidade.
  • Fomentar a articulação com os câmpus universitários, objetivando a valorização e apoio ao desenvolvimento da cultura local.
  • Realizar atividades culturais, cujo aproveitamento seja revertido em créditos extracurriculares para acadêmicos regularmente matriculados.
  • Promover o diálogo entre as políticas socioculturais e as atividades acadêmicas por meio de temas transversais em âmbito de projetos acadêmicos.

1Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva – Ed. Contexto – São Paulo; 2006

 

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás