Estado de Goiás

Cultura | Mapas Culturais: gestão colaborativa da Cultura  

1489064040712721

Mapas Culturais é um software livre para mapeamento colaborativo e gestão da cultura que contribui tanto para qualificar a gestão pública, ao promover mais eficiência, quanto para a sua atualização frente às novas Tecnologias da Informação e Comunicação. O sistema é alimentado de duas formas: pelo poder público, que insere na plataforma informações sobre os equipamentos culturais, programações oficiais, editais, etc.; e pela população em geral, que se cadastra como agente de cultura (individual ou coletivo) e pode divulgar suas próprias programações.

Em paralelo à lógica descentralizada na publicação de dados está a gestão hierárquica – os gestores de cultura têm a possibilidade de mediar as relações, contatos e publicação de informações realizadas na plataforma, estimular as trocas e resolver os desafios que surgirem. A ferramenta incorpora nos processos públicos as lógicas do software livre, da colaboração, da descentralização, do uso de dados abertos e da transparência.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto TIM e o MinC e resultou na criação de quatro plataformas a partir do software Mapas Culturais: a plataforma da Rede Cultura Viva, que reúne dados e endereços dos Pontos de Cultura; o mapa Museus BR, maior plataforma de informações sobre os museus do Brasil; o Mapa das Bibliotecas, mapeamento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas; e o Mapa da Cultura, que integra os dados das três plataformas e do SNIIC.

Mapas Culturais fortalece o acesso à informação pública, como ferramenta que agrega dados de agentes, espaços, eventos e projetos culturais; divulga ao cidadão informações sobre a agenda cultural da cidade (tanto em relação a eventos oficiais quanto a não oficiais); e amplia a possibilidade de troca de informações e comunicação com os agentes culturais – afinal, abre-se uma via entre eles e os gestores. É uma forma de criar um canal constante de construção coletiva de políticas, consultando e interagindo o tempo todo com os agentes, e facilitar a comunicação entre agentes culturais e público.

Enquanto Goiás não possui um mapa cultural próprio, você pode acessar AQUI o Mapa Cultural Geral.

Informações | Instituto TIM

 

Notícia publicada em 09/03/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás